Autor: MyMob

Como falar com alguém no WhatsApp sem adicionar aos contatos?

Uma das características fundamentais do WhatsApp é o fato de que para começar uma conversa com um novo contato é preciso adicioná-lo na agenda de contatos do seu celular. Sem isso, nada feito. Porém, existe uma maneira de como falar no WhatsApp sem adicionar aos contatos. Trata-se de um segredinho, uma função que não está disponível por vias tradicionais, mas que é simples de fazer.

Esse recurso que vamos mostrar é válido tanto para o Android quanto para o iOS. Contudo, você pode fazer isso usando o navegador do seu smartphone, sem precisar baixar nenhum app adicional e, mais importante, sem comprometer a sua privacidade. Vamos ao passo a passo para que você possa compreender como fazer isso.

Como falar com alguém no WhatsApp sem adicionar a pessoa aos contatos?

Passo 1: A primeira coisa a se fazer é usar um link da API do WhatsApp. Pode ficar tranquilo: trata-se de um link oficial e não de um site de terceiros. O endereço é o que destacamos na sequência:

https://api.whatsapp.com/send?phone=SEUNUMERODETELEFONE&text=SUA%20MENSAGEM

Note que na URL há uma sequência chamada “phone=SEUNUMERODETELEFONE”. Nesse local, você vai substituir o que está escrito depois do sinal de igual pelo número do telefone para o qual você quer mandar a mensagem, respeitando a seguinte sequência: código do país + DDD + número do telefone. Tudo isso sem espaços e sem nenhuma pontuação. Por exemplo: “phone=5511999999999” (em que, por exemplo, 55 representa o país, o 11 representa o DDD de São Paulo e o número seguinte o da linha da pessoa).

Depois, no mesmo link, perceba que logo depois do sinal & existe o seguinte trecho: “text=SUA%20MENSAGEM”. Aqui você vai substituir o texto após o sinal de igual por uma mensagem simples, apenas para iniciar a conversa. Você pode escrever, por exemplo, um simples “text=oi”. Se for usar mais de uma palavra, lembre-se de adicionar o “%20” entre elas para indicar um espaço. 

Dica importante: para quem quer fazer um texto mais longo que tenha acentos, espaço e vírgulas sem problemas, pode usar este site para escrever a mensagem e converter para o formato de URL sem medo.

Passo 2: Agora que a URL foi personalizada, clique em Enter para carregar a página em questão.

Passo 3: Rapidamente a tela da API do WhatsApp será aberta, exibindo o número de telefone e a mensagem que você acabou de configurar. Clique em Enviar.

Passo 4: Finalmente, a tela da conversa será aberta no WhatsApp, mas note que a mensagem ainda não foi enviada. Nesse momento você poderá alterá-la como bem entender. A partir de agora, a conversa pode continuar normalmente por meio do aplicativo.

Se você quiser, posteriormente, é possível adicionar esse número aos seus contatos pelo próprio WhatsApp. Porém, se não quiser, você pode continuar a conversa assim mesmo.

Vale lembrar que esse truque não é válido para o WhatsApp Web. Portanto, você terá mesmo que fazer esse procedimento no seu celular. Uma boa dica é salvar a URL acima nos seus favoritos, editando os campos indicados sempre que for necessário.