Autor: MyMob

iPhone: como escanear documentos com o app Notas

Eventualmente surge a necessidade de enviar para alguém um documento assinado e, então, nesse momento, a troca de correspondência por e-mail ou por mensagens acaba entrando no impasse. Porém, se você tem um celular no bolso – mais precisamente um aparelho da Apple – é extremamente simples aprender a como escanear documentos no iPhone.

Nesse artigo, vamos ensinar você a escanear documentos usando o app Notas, aplicativo que já vem instalado em todos os modelos de iPhone e iPad vendidos na atualidade. Ou seja, você não precisa ter o trabalho nem mesmo de baixar o app para começar a usar e resolver os seus problemas.

Escaneando com o Notas

À primeira vista pode ser que você tenha estranhado o título dessa matéria: “como assim usar o app Notas para escanear documentos”? Mas é isso mesmo. O aplicativo da Apple que serve para você tomar notas a qualquer momento também pode servir como um scaner de documentos integrado à câmera do seu celular.

Passo 1. A primeira coisa que você precisa fazer, portanto, é abrir o app. 



Passo 2. Em seguida, clique no ícone do canto inferior direito da tela para criar uma nova nota. Depois, na nova tela que se abre para redigir a nota, clique sobre o sinal “+”.


Uma nova função

Passo 3. Quando você clica no sinal de “+” um novo menu de contexto é aberto. Nele há quatro opções: “Escanear documentos”, “Tirar foto ou gravar vídeo”, “Fototeca” e “Adicionar desenho”. Clique sobre a primeira opção. A câmera do celular será aberta.



Passo 4. Depois, tudo o que você precisa fazer é enquadrar o documento na tela e clicar no botão de captura. O enquadramento da imagem pode ser feito ainda por meio do ajuste fino, arrastando-se os cantos. Assim que tudo estiver certo, clique na opção “Manter escaneamento”.


Adicionando mais páginas

Depois de concluir o processo a imagem escaneada será salva no rolo da câmera, como se fosse uma nova foto. Porém, ao final do processo o sistema retorna para a câmera de forma que você possa incluir mais páginas no mesmo arquivo. Se não houver mais nada a acrescentar, clique em “Salvar”.

O arquivo escaneado será inserido na nota. Tudo o que você precisa fazer agora é clicar sobre ele e, em seguida, clicar no ícone do canto superior direito da tela para “Compartilhar”. Ali você verá as opções tradicionais de compartilhamento, como WhatsApp, Facebook, Twitter ou e-mail.

Escrevendo no documento

Se preferir, você ainda pode selecionar a opção “Criar PDF”, de forma que você possa adicionar anotações sobre a imagem. Para isso, clique sobre o ícone de lápis, no canto superior direito da tela. Na parte de baixo da tela surgirão algumas opções de canetas. Escolha a que têm a ponta mais adequada para escrever sobre o arquivo.

Outras opções incluem até mesmo a possibilidade de imprimir o arquivo, caso o iPhone esteja conectado via WiFi a uma impressora. Simples, não é mesmo?