Autor: MyMob

Como enviar uma localização em tempo real no WhatsApp?

O WhatsApp é de longe o mensageiro mais utilizado pelos usuários brasileiros. Sua popularidade é tanta que a maioria dos consumidores eliminou de vez o uso de mensagens de texto para apostar todas as suas fichas apenas no app que hoje pertence ao Facebook. Porém, o WhatsApp esconde uma série de funções que não estão tão evidentes para todos os usuários.

Uma delas é a possibilidade de mostrar a sua localização em tempo real para os seus contatos. Você sabe como enviar uma localização em tempo real no WhatsApp? No tutorial abaixo vamos explicar em detalhes como fazer isso. É simples e funciona tanto na versão do iPhone quanto na versão do Android.

Como enviar uma localização em tempo real no WhatsApp do iPhone

Vamos começar explicando como fazer isso no iOS:

Passo 1: A primeira coisa que você deve fazer é abrir uma conversa com a pessoa para a qual você deseja enviar a localização. Em seguida, clique no sinal de “+”, localizado no canto inferior esquerdo da tela.


Passo 2: No novo menu que será aberto, clique em Localização.

Passo 3: Na sequência, selecione a opção Compartilhar Sua Localização Atual.

Existe ainda a possibilidade de enviar a localização de um ponto qualquer do mapa, sem que você necessariamente esteja lá. Para isso, antes de tocar em Enviar a Sua Localização Atual, arraste o pino azul no mapa até o ponto desejado. Se preferir, use o campo de busca para encontrar um ponto específico.

Passo 4: Para finalizar o processo, toque em Enviar Sua Localização Atual e pronto. Seu contato vai receber uma mensagem com um link para um mapa, indicando exatamente onde você está.

Como enviar uma localização em tempo real no WhatsApp do Android

Agora vamos aprender como fazer o mesmo processo no Android. A sequência de ações é similar, mas devem ser respeitadas as particularidades da versão do WhatsApp para o sistema operacional da Google.

Passo 1: Abra uma conversa com o contato para o qual você deseja mandar a localização e toque sobre o ícone de um clipe de papel.

Passo 2: No novo menu que será aberto, selecione a opção Localização.

Passo 3: Na sequência, selecione a opção Compartilhar Sua Localização Atual.

Existe ainda a possibilidade de enviar a localização de um ponto qualquer do mapa, sem que você necessariamente esteja lá. Para isso, antes de tocar em Enviar a Sua Localização Atual, arraste o pino azul no mapa até o ponto desejado. Se preferir, use o campo de busca para encontrar um ponto específico.

Passo 4: Por fim, toque em Compartilhar localização atual e pronto. O processo foi concluído.

Garantindo a sua segurança

Para que esse recurso possa ser utilizado em sua plenitude, é fundamental que o seu celular esteja com a Localização ativada. Você pode estar tanto em uma rede 3G/4G ou no WiFi para desfrutar dessa funcionalidade.

Vale lembrar ainda que esse recurso pode ser uma importante medida de segurança, especialmente indicado para crianças ou adolescentes que precisem comunicar aos seus pais exatamente onde eles estão. Sendo assim, é conveniente ensinar o seu filho a usar esse recurso para que em uma eventualidade ele possa ser localizado com mais facilidade.