Autor: MyMob

Como descobrir se o seu smartphone entrega tudo o que promete?

Os smartphones modernos trazem um número cada vez maior de funções e recursos. Porém, infelizmente, não são todos os aparelhos que funcionam muito bem e entregam aquilo que o fabricante promete. Seja um problema pontual ou estrutural, é importante que você possa saber se está tudo em ordem com o celular. E existe um jeito de como descobrir se o smartphone entrega tudo o que promete.

A solução em questão é o aplicativo TestM, disponível para Android e iOS. A proposta dele é a de fazer um diagnóstico completo do seu celular em apenas cinco minutos. Para isso ele realiza uma série de testes em itens como tela; som (alto-falantes, receptor do telefone, microfone e fones de ouvido); sensores de movimento (acelerômetro e bússola); conectividade (Wi-Fi, Bluetooth, celular e GPS); hardware (sensor de luz, carregador, os botões de hardware, vibração, proximidade, impressão digital) e as câmeras (frontal, traseira e flash).

Nesse artigo, vamos explicar o passo a passo para você utilizar o app e fazer todos os testes necessários.

Seu smartphone está funcionando bem?

Depois de baixar e instalar o app, inicie o aplicativo e selecione a opção “Teste Completo”. O sistema vai se encarregar de elencar todos os testes na mesma ordem. Vamos a cada um deles.

Teste 1: O primeiro teste avalia a tela sensível ao toque. Basta seguir as instruções e deslizar o dedo sobre tela. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 2: Depois vem o teste dos alto-falantes. Três números serão falados na saída de som. Ouça quais são eles e depois insira-os no campo correspondente. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 3: Agora é a vez de testar o microfone. Clique em iniciar e diga “Olá” para que a sua voz seja reconhecida. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 4: Em seguida é a vez de testar os fones de ouvido. Plugue-os, coloque-os no ouvido e siga o passo a passo. Três números serão falados na saída de som. Ouça quais são eles e depois insira-os no campo correspondente. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 5: Depois vem o teste do acelerômetro. Clique em “Iniciar” e siga o passo a passo, balançando o aparelho nos sentidos solicitados. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 6: Agora vem o teste da bússola. Clique em “Iniciar” e siga o passo a passo. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 7: O teste seguinte é do WiFi. Basta tocar em “Iniciar” se você estiver conectado a alguma rede. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 8: Em seguida vem o teste do Bluetooth. Clique em “Iniciar” e siga o passo a passo. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 9: Agora é a vez de testar o cartão SIM. Clique em “Iniciar” e siga o passo a passo. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 10: Depois, testamos o GPS. Clique em “Iniciar” e siga o passo a passo. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 11: O teste seguinte é o do sensor de luz. Clique em “Iniciar” e siga o passo a passo. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 12: Agora vem o teste do carregador. Conecte o seu aparelho ao carregador e coloque o componente na tomada. Clique em “Iniciar” e siga o passo a passo. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 13: Chegou a vez de testar os botões. Toque nos sinais de aumentar ou diminuir o volume conforme o indicado. Por fim, pressione o botão ligar/desligar quando solicitado. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 14: Em seguida vem o teste de vibração. Digite no teclado o número de vezes que o aparelho vibra. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 15: Depois vem o teste de proximidade. Clique em “Iniciar” e siga o passo a passo. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 16: Se o seu celular tiver um leitor de impressões digitais, chegou a vez de testá-lo. Clique em “Iniciar” e siga o passo a passo. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 17: Agora vamos testar o sensor de presença na câmera frontal. Clique em “Iniciar” e siga o passo a passo. É preciso se posicionar em frente ao aparelho. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 18: Em seguida vem o teste da câmera traseira. Clique em “Iniciar” e siga o passo a passo. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Teste 19: Estamos quase chegando ao fim. Agora vem o teste do Flash. Você precisa contar quantas vezes a luz é acesa. Clique em “Iniciar” e siga o passo a passo. Digite no teclado quantas vezes a luz piscou. Ao final, toque em “Próximo Teste” para continuar.

Chegamos ao final! Agora é só clicar em “Concluir” para que um relatório seja gerado. Se o celular não foi aprovado em algum teste, então o resultado final vai indicar que você precisa procurar uma assistência técnica.