Home / Blog / Dicas / CNH Digital: aprenda como cadastrar seu documento direto pelo celular

CNH Digital: aprenda como cadastrar seu documento direto pelo celular

Boa notícia para os motoristas brasileiros. A partir de agora, é possível emitir uma Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital), sem a necessidade de ir presencialmente a uma unidade do Detran. E o melhor: há como cadastrar a CNH Digital pelo celular.

Entretanto, ainda não são todos os motoristas que terão acesso a essa novidade. O recurso está disponível apenas para aqueles que tiveram a CNH emitida após o mês de maio de 2017. Os modelos que saíram a partir dessa data contam com um QR Code na parte interna, o que permite o cadastro via aplicativo disponível para Android e iOS.

Cadastrando a sua CNH via celular

Passo 01: Antes de tudo, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível gratuitamente na Play Store e na App Store.

Passo 02: Depois de instalar o app no seu celular, vamos ao passo a passo de configuração e criação da sua Carteira Digital de Trânsito. Apenas reforçando: ela precisa ter sido emitida depois de maio de 2017, caso contrário não será possível utilizar esse recurso.

Passo 03: Na página inicial do aplicativo, digite o seu CPF e toque em “Avançar”. Depois, preencha os demais dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail, senha e confirmação de senha.

Toque em “Cadastrar”.

Passo 04: Na tela seguinte serão exibidos os termos de responsabilidade e a política de privacidade do aplicativo. Toque em “Aceito” para prosseguir.

Após essa ação, um e-mail será enviado para o endereço que você indicou no passo anterior. Nele haverá um link para ativação do cadastro. Acesse seu e-mail e toque no link para a validação da conta.

Passo 05: De volta ao aplicativo, digite novamente o seu CPF e toque em “Avançar”. Na tela seguinte, uma mensagem informará que o seu CPF já está cadastrado no Portal de Serviços.

Entre com a senha que você cadastrou para fazer o login.

Passo 06: Se tudo der certo, você acessará uma tela com a mensagem “Você não possui documentos em sua Carteira Digital de Trânsito”.

Toque sobre o sinal de “+”, no canto superior direito da tela, e escolha a opção CNH Digital.

Passo 07: Na sequência, será preciso validar essa ação. Você pode fazer isso de três formas: “Validação pelo celular”, “Com certificado digital” ou “Sem certificado digital”.

Escolha a primeira opção e, na próxima tela, toque em “Validar utilizando o celular”.

Passo 08: Após validar seu CEP, a seguinte mensagem será exibida: “Para validar o seu cadastro utilizando o celular, é necessário que a CDT tenha acesso à sua câmera”. Toque em “Conceder acesso”.

Depois, escaneie o QR Code que está presente na parte interna da CNH impressa. O app fará a leitura automaticamente assim que encontrar o posicionamento correto.

Passo 09: Agora, toque em “Avançar”. A câmera será novamente aberta e você deve posicionar o seu rosto de frente para ela, como em uma selfie. Toque em “Ok” para confirmar a foto.

O app irá comparar a imagem recém-captura com a que está em sua CNH. A semelhança entre ambas é um dos passos de validação.

Passo 10: Por fim, entre com o número do seu celular e toque em “Concluir”. Por último, será preciso cadastrar ainda uma chave de acesso, com quatro dígitos, para acessar futuramente todos os documentos.

Ao concluir, toque em “Cadastrar chave”.

Passo 11: Pronto, seu cadastro foi concluído. Agora é só selecionar a opção CNH Digital na tela inicial do aplicativo.

A sua CNH será exibida na tela.

O app foi desenvolvido pelo Ministério das Cidades, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro).