Autor: MYMOB

Aprenda como baixar fotos e vídeos antigos no WhatsApp

Um dos principais responsáveis por consumir espaço de armazenamento nos smartphones é o WhatsApp. Porém, e se você soubesse que pode apagar as imagens recebidas sem medo, pois há uma maneira de como baixar fotos e vídeos antigos no WhatsApp?

O espaço ocupado na memória se deve ao fato de que recebemos muitas mensagens contendo imagens e vídeos ao longo das semanas, o que faz com que elas fiquem acumuladas na sua galeria. Contudo, seguindo a nossa dica, você verá que é possível liberar espaço de armazenamento sem perder nenhuma das imagens recebidas.

Importante: essa função, por enquanto, está disponível apenas nos smartphones com o sistema operacional Android. Aqueles que têm iPhones não poderão tirar vantagem desse recurso. Ainda não há previsão de quando essa funcionalidade será disponibilizada para os usuários dos celulares da Apple.

Fotos e vídeos ficam armazenados por mais tempo

Antigamente, quando você apagava uma imagem recebida pelo WhatsApp ela se perdia para sempre. Isso porque os servidores do mensageiro não armazenavam essa informação por muito tempo. A partir de agora, entretanto, as imagens podem ser armazenadas por períodos de até quatro meses.

Isso significa que você pode apagar sem medo as imagens recebidas que acredita que não sejam mais importantes. No passo a passo a seguir, vamos explicar como é simples recuperar cada uma delas, desde que o usuário que enviou a mensagem originalmente não a tenha apagado da conversa.

Recuperando fotos antigas no WhatsApp

Passo 1: tudo ó que você precisa fazer é voltar na conversa onde originalmente foi enviada a imagem que você deseja baixar novamente.

Passo 2: depois de localizá-la, procure o momento exato do envio da postagem e note que a imagem em questão estará borrada, com uma seta indicando que você pode fazer o download novamente.

Passo 3: basta tocar sobre ela para baixá-la para o seu aparelho e pronto: a imagem estará novamente na galeria.

Simples, não é mesmo?

E a segurança, como fica?

Esse novo recurso pelo WhatsApp traz grande benefício para os usuários, mas muitos podem observar a questão por um outro viés: isso significa que todas as imagens que você compartilha pelo mensageiro ficam armazenadas por um bom tempo nos servidores do WhatsApp. Isso não é perigoso para a sua privacidade?

Felizmente, a resposta é não. O WhatsApp conta com um sistema de segurança chamado criptografia de ponta a ponta. Isso significa que quando as imagens são enviadas para o servidor elas são criptografas e somente as pontas da conversa – no caso, o emissor e o receptor, têm a chave para decodificá-la.

É por essa razão que, mesmo tendo acesso a todas as suas imagens durante um período longo, o WhatsApp não tem condições de abri-las, pois não possui as chaves específicas para isso. Portanto, agora você já sabe: pode apagar sem medo as imagens supérfluas do seu smartphone. Se você sentir falta delas, ainda haverá um jeito de recuperá-las.