Home / Blog / Dicas / Como aumentar a duração da bateria de celular?

Como aumentar a duração da bateria de celular?

Um dos aspectos dos smartphones que mais têm recebido atenção por parte da indústria nos últimos anos é o da duração da bateria de celular. Embora tenha havido uma grande evolução, a capacidade de carga ainda está abaixo daquilo que boa parte dos consumidores espera.

Porém, resolver esse problema não é simples. À medida que os celulares evoluem, as novidades demandam um consumo maior de energia. Para armazenar mais energia os aparelhos precisariam ser mais espessos, algo que vai contra o desejo dos consumidores de ter um aparelho cada vez mais fino.

Encontrar um equilíbrio para resolver esse impasse é a missão de cada um dos fabricantes. Contudo, você mesmo pode dar uma força para a bateria do seu aparelho fazendo com que o smartphone consuma menos energia. Basta seguir essas nossas preciosas dicas para poupar um pouco mais da carga do seu celular todos os dias.

1. Reduza o brilho da tela ou ajuste-o automaticamente

A tela de um smartphone é um dos principais itens responsáveis pelo consumo de energia. Basicamente, podemos dizer que quanto mais tempo a tela passa ativa, maior será o consumo do celular, independentemente do sistema operacional, dos apps utilizados ou da capacidade da bateria.

Você pode atenuar esse gasto mexendo nas configurações do brilho da tela. As telas mais brilhantes e intensas consomem mais energia do que aquelas mais apagadas. Em outras palavras, evite deixar essa configuração no máximo, ajustando-a em um nível intermediário.

Outra boa dica é deixá-la no modo automático. Nesse caso, um sensor reconhece a luminosidade do ambiente e ajusta o brilho de acordo com a necessidade, salvando alguns preciosos mAh do seu aparelho.

2. Diminua o tempo de tela ativa

Outro aspecto de configuração que você pode editar para garantir um pouco mais de energia é o tempo de tela ativa. Essa configuração faz referência à quantidade de tempo que a tela fica ligada após o último toque dado na tela. Por exemplo, a tela pode se apagar 1 minuto depois do último toque.

O ideal aqui é manter a configuração em não mais do que 30 segundos. Nos smartphones Android, a menor opção é 15 segundos e o padrão é um intervalo de até dois minutos. Cada segundo conta aqui, portanto, não deixe de mexer nessa configuração para evitar gastos de energia desnecessários.

3. Desligue o Wi-Fi e o Bluetooth

Essa dica vale para quando o seu celular está no bolso. Desligar o sinal de Wi-Fi quando você está em um local sem sinal disponível para uso é o melhor que você pode fazer. Isso porque quando o Wi-Fi está ativo o aparelho fica em busca de sinal o tempo todo, consumindo uma carga preciosa da sua bateria.

O mesmo vale para o Bluetooth. Se ele não estiver em uso, pareado com uma pulseira, um relógio ou uma caixa de som, por exemplo, então estamos falando de energia que está sendo desperdiçada. Ative esse recursos somente na hora que for utilizá-lo.

4. Desabilite a localização da maioria dos serviços

É grande o número de aplicativos que solicita a sua localização. Muitos deles requisitam essa informação porque faz todo o sentido – apps como o Waze ou o Google Maps não funcionariam direito se ela não estivesse ativada. Porém, nem todos precisam dessa informação.

É o caso de apps que solicitam a localização apenas para poder exibir anúncios melhor contextualizados. Nesse caso, você pode desabilitar a localização especificamente para eles. Vá em “Configurações” e “Localização” e escolha quais apps realmente precisam ter acesso a esse dado. Quanto menos apps estiverem puxando essa informação, maior será a economia.

5. Desabilite as notificações

Com exceção de apps essenciais, não há necessidade de manter as notificações ativas nos demais apps. Isso porque os apps que aceitam notificações de tempos em tempos fazem uma busca tentando encontrar novas informações. Essa pesquisa, que ocorre em segundo plano, consome energia.

Quando encontram alguma coisa a notificação chega. Enquanto ela não é lida, um LED fica piscando – e essa luz também gasta alguns mAh de energia. Assim, mantenha as notificações ligadas apenas em apps importantes, como WhatsApp ou e-mail, e desative-as em jogos e apps de promoções.

Você pode encontrar carregadores e outros acessórios em uma MyMob perto de você!