Autor: MyMob

Como ativar o limite de dados de internet móvel 4G no smartphone?

A dependência que temos hoje em dia do uso de internet em um celular é enorme. Por meio dos dados 3G ou 4G, podemos conversar com os nossos amigos em qualquer lugar sem muitas preocupações. Porém, foto vai, vídeo vem e o plano de dados vai descontando o total usado de sua franquia. Sem perceber, você pode se empolgar e acabar chegando no final do mês sem dados suficientes.

Porém, há solução para controlar melhor esse problema. Você pode aprender como ativar o limite de dados 4G no smartphone e, com isso, receber avisos sempre que a sua franquia atingir um certo limite. A opção está disponível tanto no Android quanto no iOS. No passo a passo a seguir, vamos ensiná-lo a como fazer isso.

Como configurar um alerta de consumo de dados no Android

Vamos começar aprendendo a como configurar um alerta de consumo de dados no Android:

Passo 1: A primeira coisa a se fazer é acessar o app de Configurações. Dentro dele, localize a opção Uso de dados.


Passo 2: Em seguida, na aba de dados móveis, ative a chave do campo Limite de dados móveis. No exato momento em que você fizer isso, uma nova caixa de diálogo será aberta. Toque em OK para continuar.



Passo 3: Na tela seguinte, uma faixa vermelha sobre um gráfico surgirá na tela. É ela quem indica o limite de dados. Toque sobre a bolinha e arraste-a para cima ou para baixo de forma a encontrar o ponto ideal no qual você deseja limitar o seu uso de dados. Ou seja, você pode aumentar ou reduzir a quantidade.



Passo 4: Em seguida, fique de olho na seta cinza. Ela é a responsável por indicar em quais momentos deverão ser enviados os alertas de consumo. Por exemplo, se você colocou como limite de dados 2 GB, pode ser interessante configurar um alerta para quando o consumo chegar em 1,5 GB.



Passo 5: Agora, no passo seguinte, note que há uma seta ao lado do intervalo de datas. Selecione Alterar ciclo. O ideal aqui é escolher o dia do mês em que o ciclo costuma ser zerado. Depois, clique em Definir.



Passo 6: Pronto! Seu celular está configurado para avisar você sempre que os limites de dados estiverem próximos de alcançar as marcas configuradas.


Como configurar um alerta de consumo de dados no iOS

Infelizmente, o iPhone não conta com uma opção nativa para configurar alertas com relação ao consumo de dados. A única coisa que você pode fazer nativamente é checar o consumo.

Para isso, acesse o app Ajustes. Depois, toque em Celular e Dados móveis. Serão mostradas as informações de Período atual e Período de roaming atual, além dos apps que estão habilitados a funcionar usando 3G ou 4G. Você pode incluir ou excluir qualquer um da lista.

Algumas operadoras listam ainda o uso geral de dados nessa tela, mas essa é uma configuração que varia de operadora para operadora.

Baixe o My Data Manager

Não é porque essa função não está disponível nativamente no aparelho que isso significa que você não possa ter acesso a ela. Um dos aplicativos que resolve esse problema é o My Data Manager, disponível gratuitamente na App Store. Ele conta com uma série de benefícios extras que podem ser úteis em muitas situações.


Monitoramento do uso de dados via 3G, 4G, WiFi ou roaming, rastreio do histórico de consumo, ajuste de alertas personalizados e relatórios de consumo individual por aplicativo são alguns dos recursos que ele oferece. O app ocupa apenas 42,2 MB e sua interface está completamente em português.