Home / Blog / Tecnologia / Conheça a tecnologia de câmera dentro da tela que será tendência nos smartphones em 2019

Conheça a tecnologia de câmera dentro da tela que será tendência nos smartphones em 2019

Se não fosse pela presença dos sensores e da câmera frontal, é bem provável que a parte frontal dos celulares hoje já não tivesse borda nenhuma. O notch, presente nos iPhones, foi uma tentativa de contornar esse problema. Agora, uma tecnologia que permite colocar uma câmera dentro da tela pode ser a tendência nos aparelhos lançados em 2019.

®Venturebeat

Huawei Honor View20

A novidade foi apresentada no mês de dezembro, em aparelhos de pelo menos das grandes fabricantes: a Samsung, com o Galaxy A8S, e a Huawei, com os modelos Nova 4 e Honor View 20. Porém, como é possível incluir uma câmera sob a tela de forma que não exista mais a necessidade de um furo no painel frontal para abrigar o dispositivo?

Um conceito que pode virar tendência em 2019

Além dos três modelos já anunciados, rumores de fontes ligadas à indústria indicam que o Samsung Galaxy S10, previsto para ser anunciado no mês de março, também trará a mesma tecnologia. Além dele, o Motorola P40 também deve embarcar o recurso. Para as empresas, tudo aquilo que puder ser feito para economizar espaço sempre costuma fazer sucesso e acaba sendo copiado por todos os demais.

Para que isso seja possível, a ideia é que a câmera “perfure” o celular, ou seja, ela estaria literalmente dentro da tela, no canto superior direito ou esquerdo da tela. Isso permitiria aos fabricantes eliminar por completo as bordas ao redor da tela e também o notch, recurso que vem dividindo opiniões entre os usuários.

®Venturebeat

Detalhe do Hwauei Honor View20

Muitas empresas têm buscado alternativas para resolver esse problema, e como resultado temos aparelhos que escondem a câmera com um mecanismo deslizante, celulares sem câmera frontal e modelos com o leitor de impressões digitais sob a tela. De qualquer forma, parece que estamos próximos de uma solução definitiva.

Para a fabricação, a Huawei informa que foi necessário perfurar apenas duas das 18 camadas do display. Essa forma de construção visa ainda dar mais durabilidade ao painel, que não se despedaçaria com qualquer queda.

Experiência de uso mais agradável

Em nota ao site Digital Trends, a Honor (uma subsidiária da Huawei) informou que essa opção foi a mais aceita entre os consumidores. Uma pesquisa interna da companhia revelou que 47% dos entrevistados gostaram dessa ideia e 38% deles indicaram que essa é uma solução agradável. A rejeição foi de apenas 15%, índice menor que o do notch que “incomodou” 23% dos usuários.

Apesar de essa solução parecer ser a melhor até então, ela também tem os seus problemas. Alguns usuários perceberam que a iluminação da tela no entorno da câmera pode ser capaz de alterar a qualidade das fotos, influenciando as cores captadas. A empresa informa que, de fato, esse problema ocorreu no início, mas que ele já foi resolvido, reduzindo-se o “vazamento de luz” para o sensor.

®Noypigeeks

Samsung Galaxy A8S

Há detalhes ainda que precisam de ajustes. A câmera, por exemplo, ocupa a área padrão de notificações para o Android, algo que precisa ser adaptado pelos fabricantes.  Resta saber quando os primeiros modelos com câmera sob a tela chegarão ao Brasil. A Huawei, infelizmente, ainda não comercializa os seus produtos de forma oficial no país e o Galaxy A8S, da Samsung, ainda é inédito por aqui.

E aí, você gostou dessa nova proposta que pode virar tendência em 2019? Já sabe que se precisar de películas e cases para essas novas belezinhas sempre pode contar com uma MyMob perto de você!